Momento CRAPER

Momento CRAPER

Momento CRaper - Inventores da Indústria - James Watt.

Neste número damos prosseguimento a esta pequena série iniciada na semana passada, quando falamos do torno projetado por Da Vinci. Hoje o assunto é o motor a vapor de James Watt no Século XVIII. Embora não possa levar todo o crédito por sua invenção, já que outros antes dele contribuíram muito para sua criação, é de Watt o primeiro modelo realmente eficiente. Nascido na Escócia em 19 de Janeiro de 1736, foi no ano de 1765, aos 29 anos de idade, que ele concluiu o projeto de uma máquina a vapor com muito menos perda de energia que as versões anteriores e era capaz de gerar movimento circular, acionando pistões.

Esse invento permitiu o surgimento da locomotiva e de um infindável número de máquinas industriais, reduzindo muito a mão de obra e aumentando a capacidade produtiva de centenas de empresas da época. Peças usinadas, por exemplo, gradativamente deixaram de ser feitas por artesãos e passaram a ser fabricadas em série e em quantidades maiores.

Também é atribuída a James Watt a criação do “cavalo-vapor” ou “cavalo-força” (horse power) como medida de quantidade de energia gerada por um motor.

Qual o seu inventor favorito? Acompanhe os próximos números do Momento CRaper e nos diga quem você acha que foi o mais importante ou criativo de todos.

post/fc5e20cdf106dfc66df0f3dbaf0eaf64.jpg