Momento CRAPER

Momento CRAPER

Momento CRaper - Inventores da Indústria - Samuel Morse

Imagine uma revolução nas comunicações equivalente à provocada pela internet, só que ocorrendo em pleno Século XIX.

De repente as pessoas não precisavam esperar longas semanas e até meses para receber uma carta de um parente distante. Um sujeito de nome Samuel Morse, natural de Charlestown no estado americano de Massachusetts, havia inventado um sofisticadíssimo aparelho que emitia sons breves e longos que podiam ser captados a longas distâncias por outro aparelho igual ligado por um cabo.

Em 1835 o primeiro protótipo do telégrafo maravilhava o mundo. Através do Código Morse, transmitia mensagens, notícias, avisos e informações breves. Durante quase 100 anos o telégrafo foi o padrão de comunicações em todo o mundo e a profissão de telegrafista passou a ser uma das mais prestigiadas. Esses operadores eram capazes de interpretar e transmitir palavras a partir apenas de conjuntos sonoros.

Na foto acima vemos o registro da primeira comunicação transatlântica, via cabo marítimo, entre a ilha de Valentia no oeste da Irlanda e a ilha de Terranova, no Canadá.

A velocidade de transmissão era de 2 palavras por minuto. Pouco, não é? Mas muito veloz para a época. Só não sabemos se transmitiam também pedidos de peças usinadas. Provavelmente sim.

post/7af8963bd19e9c27764c18ab023ed211.jpg