Momento CRAPER

Momento CRAPER

Momento CRaper - Quem não dorme bem, não trabalha bem - III. Como meditar

Concluindo esta pequena série sobre QUALIDADE DO SONO, vamos falar sobre meditação.

A maioria das pessoas acha muito difícil e após poucas tentativas abandona completamente a meditação. Meditar não é “não pensar”, mas sim concentrar-se em si mesmo e relaxar. Vamos a um passo a passo prático:

Lugar. Escolha um canto da casa onde você possa isolar-se sem ser interrompido.
Posição. Encontre a melhor posição para você. A mais frequente é sentado. Mas nada impede que você faça meditação deitado ou mesmo em pé, embora não seja usual.
Relaxamento. Inicie prestando atenção ao seu próprio corpo. Passeie mentalmente por ele, relaxando os pés, tornozelos, pernas, coxas, abdome, peito, ombros, pescoço, mandíbulas, olhos. Sem pressa.
Respiração. Respire lenta e profundamente, porém sem forçar nada. Acompanhe mentalmente o ar entrando pelas narinas, enchendo seus pulmões e saindo lentamente de novo.
Concentração. Refaça agora o passeio por todo o seu corpo, pensando no ar que você respira e que vai pela corrente sanguínea até os pés, pernas, coxas, abdome, peito, ombros, pescoço, mandíbulas, olhos, etc.
Durante todo esse processo é comum que venham muitos pensamentos à mente. Não se aflija. Apenas reconheça-os e volte a concentrar-se na sua respiração e relaxamento que eles vão embora. Com o tempo e a prática você terá cada vez menos pensamentos invasores na hora da sua meditação. Pratique.

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