Momento CRAPER

Momento CRAPER

Momento CRaper - Você sabe qual a diferença entre um aço 1045 e um 4140?

O aço 4140 é um aço ligado de cromo e molibdênio, de alta resistência mecânica, elevada temperabilidade e alta tenacidade. Também possui elevada resistência à fadiga. É destinado à fabricação de eixos, bielas, virabrequins, rolamentos, cilindros, engrenagens, eixos hidráulicos, eixos furados, anéis, porcas e parafusos, tirantes e peças com alta solicitação mecânica; é aplicado na indústria aeroespacial, automobilística e de máquinas e equipamentos.

Já o aço SAE 1045 é constituído de maior teor de Carbono, que lhe confere maior dureza quando tratado termicamente de forma correta. No entanto, esta característica não é a mais desejada quando se trata de beneficiamento em componentes para sistemas mecânicos de uso geral. Sua capacidade de maior endurecimento em maiores seções transversais, implica em diminuição de resistência à fadiga e de fratura. Não é então um material indicado para ser aplicado em peças que estão sujeitas a tensões ou cargas de trabalho elevadas.

A aplicação correta do material empregado na fabricação de um item é fundamental para garantir sua durabilidade, economia dimensional e até a segurança para os seus usuários.

Muitas vezes, por condições comerciais ou até por desconhecimento, algumas empresas oferecem produtos com especificações inadequadas.

Na hora de adquirir uma peça usinada, verifique sempre. Você pode não estar recebendo o que pensa estar comprando.

post/8edaed8f823f60a93bf42155382ad865.jpg